terça-feira, 18 de maio de 2010

Dados e usuários acima do hardware e software

Eu já aprendi com os mais vividos na área de TI: devemos dar mais atenção aos dados e aos usuários do que aos componentes de hardware e software. Estes últimos são apenas os meios para atingirmos objetivos mais nobres.
Os usuários
buscam, informam e modificam os dados, os quais por sua vez influenciam os primeiros. É um ciclo importante que movimenta a era da informação (Web 1.0) e da colaboração (Web 2.0). O fim justifica os meios e não o contrário.

2 comentários:

  1. Então os administradores de dados estavam certos? Dá-lhe MER!

    ResponderExcluir
  2. A adoção de políticas de administração dos dados corporativos e de segurança da informação busca preservar os ativos de informação da organização. Usuários e profissionais de TI devem observar as políticas por causa dos riscos envolvidos.
    A modelagem de dados, no nível tático, específico de um determinado produto ou serviço de TI, compartilha os mesmos atributos que devem ter os demais componentes técnicos produzidos pelos desenvolvedores da solução sistêmica. O que importa para o usuário da solução é ter sua expectativa operacional atendida, independentemente do modelo de dados ou da arquitetura do software/hardware envolvida: esta é uma preocupação da área de TI, não dos usuários.
    Em síntese, os dados e os usuários deveriam estar acima, em termos de relevância, dos modelos (ex: MER) e componentes (ex: WebService) técnicos que envolvem o hardware e software dos sistemas.
    O papel dos especialistas e generalistas é discutido no seguinte post:
    http://edmundoandrade.blogspot.com/2011/09/sobre-o-papel-do-especialista-e-do.html

    ResponderExcluir